quinta-feira, 21 de maio de 2009

SANTA RITA DE CÁSSIA

Nesta sexta-feira (22 de maio), a Igreja Católica celebra o Dia de Santa Rita de Cássia. Confesso que não sabia muito a respeito da vida marcada por sofrimentos intermitentes daquela valorosa mulher italiana, que entregou a condução de seu sofrimento à Nosso Senhor Jesus Cristo e recebeu dele graças maravilhosas, uma delas capaz que reatar laços de fraternidade entre duas famílias inimigas.
Entretanto, na noite da última terça-feira, pude assistir (em DVD) ao filme “Santa Rita de Cássia”, dirigido por Georgio Capitani. A obra traz Vittoria Belvedere no papel principal e de um realismo impressionante, prendendo o espectador em cada uma das suas tomadas. Rodado em locações italianas, mostra a juventude de Rita, seu casamento com um homem que só depois ela descobre ser um assassino frio e cruel, a morte trágica do seu esposo depois do seu arrependimento por ter acabado com tantas vidas.
Mostra ainda a morte natural sendo ferramenta para tirar seus dois únicos filhos da aproximação com assassinos frios e cruéis, como fora o próprio pai. Por fim, mostra seu ingresso no convento (numa cena que não deve ser contada aqui pela beleza com a qual é apresentada no filme).
Vale a pena. Mais do que a vida de uma santa, o filme muito interessante.
(foto: reprodução) . . .

2 comentários: